Receita: Tomates Confitados

 Continuando a série sobre como conservar melhor seus alimentos, aumentando sua vida útil ao mesmo tempo em que agiliza sua rotina, inserindo pré preparos saudáveis que estejam sempre a mão, temos mais esta receita maravilhosa: Tomates Confitados.

A técnica de confitar alimentos consiste em cozinhá-los de forma lenta e em baixa temperatura utilizando alguma gordura: o azeite de oliva por exemplo.

Uma das vantagens é a manutenção da maior parte dos nutrientes dos alimentos, além de conservá-los por um tempo maior. Esta técnica era muito utilizada pelos navios ou ainda nas propriedades rurais. Aproveitava-se a colheita de um alimento sazonal e usava-se o calor (inclusive do sol!) + gordura (naquela época a mais utilizada era a banha de porco) para conservá-lo durante longos períodos.

Agora vamos falar sobre o Tomate. Para potencializar o licopeno, que é responsável pela cor vermelha, e melhorar a sua absorção, ele deve ser cozido e combinado com alguma fonte de gordura boa (azeite, abacate..). O mesmo acontece com o betacaroteno da cenoura: ao invés de comê-la crua, prefira sempre a versão cozida ou assada, com alguma fonte de gordura boa.

Para se ter uma ideia, o tomate cru tem em média 2,7 mg de licopeno a cada 100 gramas, enquanto o molho de tomate caseiro tem 21,8 mg. Dito isso, vamos à receita:

TOMATES CONFITADOS

Ingredientes:

3 bandejas de tomate cereja

150ml de azeite de oliva

sal a gosto

alecrim a gosto

1 dente de alho

 

Modo de Fazer:

Lave os tomatinhos e coloque-os em uma assadeira. Despeje por cima o azeite de oliva, tempere com sal e coloque alguns ramos de alecrim entre os tomatinhos.

Asse em fogo baixo (130 graus) por 30min.

Retire do forno, coloque o dente de alho dentro de um vidro juntamente com os tomates. Complete o vidro com azeite de oliva, se necessário. Pode manter o ramo de alecrim junto ou retirar.

Dica: os tomates não devem estar um por cima do outro, senão irão cozinhar e soltar água. O ideal é deixá-los separados e com bastante azeite.

 

Como usar: por cima de uma salada, para completar o seu prato, como recheio de sanduíches…use a imaginação! Com o Cream Cheese de Castanhas da CRUX, por cima de uma torrada fica divino 🙂

Deixe uma resposta

×